Aniversário do Jardim Botânico do Rio de Janeiro

O Jardim Botânico do Rio de Janeiro preparou uma programação especial para seu aniversário de 203 anos, na segunda-feira, 13 de junho.

Numa parceria com o Planetário, na noite do dia 13, haverá observação do céu por meio de um telescópio refrator portátil, que será trazido especialmente para o evento. O telescópio será instalado no gramado do Centro de Visitantes (onde já há um relógio de sol que foi presenteado pelo Planetário em 2008, no bicentenário do JBRJ). Serão observados a Lua, Saturno e estrelas duplas, sob a orientação dos astrônomos Naelton Araújo e Jorge Marcelino, do Planetário, das 19h às 20h.

Também às 19h, vamos inaugurar o passeio noturno mensal. Uma vez por mês, sempre na semana de lua cheia, um grupo de 15 visitantes será guiado pelas aleias do nosso arboreto e poderá saber mais sobre o comportamento da fauna que habita o Jardim Botânico. O grupo será guiado pela bióloga Cristiane Rangel e pelo técnico Gustavo Tato.

Faz parte da programação ainda a inauguração da exposição Suite Autumn Leaves, com fotografias de Sérgio Araújo, no Espaço Tom Jobim – no anexo à Casa do Acervo – dia 13, às 19h30. A realização é do Instituto Antônio Carlos Jobim.

Haverá programação especial também durante o dia:

- às 9h, a comemoração começa com o plantio, pelos funcionários, de 37 mudas de diferentes espécies árboreas (a maioria nativas) e de uma nova palmeira-imperial próxima ao chafariz central;

- às 10h e às 15h, teremos a Trilha das Árvores Nobres, um passeio guiado em que os visitantes são apresentados às principais espécies de árvores existente no Jardim Botânico do Rio de Janeiro. Agendamento para o público no Centro de Visitantes (3874-1808 ou 3874-1214).

Aviso: devido a atividades internas, no dia do aniversário, as visitas guiadas de carrinho elétrico e a pé não acontecerão às 11h, 13h e 14h; no resto do dia funcionarão normalmente.

E mais Mostra Cine Gaia

Ainda como parte da comemoração da Semana do Meio Ambiente, a mostra Cine Gaia terá duas sessões no sábado, 11 de junho.  Às 11h, será apresentado o documentário “A permacultura e o colapso”, de Chico Arraes (Brasil, 2006). Às 11h30 será a vez do filme “Roça Cruz”, de May Waddington (Brasil, 2005). À tarde, às 15h, será exibido “Seu Bené vai pra Itália”, de Manuel Lampreia Carvalho (Brasil, 2007).

A mostra Cine Gaia acontece no Centro de Visitantes, Rua Jardim Botânico, 1008. Grátis.

Fonte: NewsLetter do Jardim Botânico do Rio de Janeiro

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *