Slides da palestra Cidades Sustentáveis e Sistemas Inteligentes de Transporte da AMAR

Compartilhamos aqui todos os slides das palestras que foram apresentadas no Seminário do Fórum de Desenvolvimento do Rio, realizado na Alerj, dia 28 de março, sobre o tema Cidades Sustentáveis e Sistemas Inteligentes de Transporte. Um abraço da Diretoria da AMAR

·         Seminário Alerj – Cidades Inteligentes e SIT – Apresentação – Julio Lopes – Secretaria Transportes – 28-03-2011

·         Seminário Alerj – Cidades Inteligentes e SIT – Apresentação – Jose Gustavo de Souza Caldas – Metro-Rio – 28-03-2011

·         Seminário Alerj – Cidades Inteligentes e SIT – Apresentação – Carlos Jose da Cunha – Supervia – 23-03-2011

·         Seminário Alerj – Cidades Inteligentes e SIT – Apresentcao – Paulo Cezar Ribeito – COPPE-UFRJ – 28-03-2011

·         Seminário Alerj – Cidades Inteligentes e SIT – Apresentação – Lelis Teixeira – Fetranspor – 28-03-2011

·         Seminário Alerj – Cidades Inteligentes e SIT – Apresentação – Lia Lombardi – CEBDS – 28-03-2011

·         Seminário Alerj – Cidades Inteligentes e SIT – Apresentação – Ilan Goldman – ASSESPRO – 28-03-2011

·         Seminário Alerj – Cidades Inteligentes e SIT – Apresentação – Alberto Blois – SEPRORJ – 28-03-2011

(Fonte: Alerj )
,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,

Transportes do Rio terão R$ 30 bilhões em investimentos até 2016

Segundo o secretário Julio Lopes, a Região Metropolitana será a principal beneficiada

Jornal do Brasil

Publicidade

RIO – O secretário de Transportes, Julio Lopes, anunciou nesta segunda-feira que, até os Jogos Olímpicos de 2016, serão investidos R$ 30 bilhões no desenvolvimento do transporte público do estado. A meta foi apresentada durante o debate “Cidades Sustentáveis e Sistemas Inteligentes de Transportes”, organizado pelo Fórum Permanente de Desenvolvimento Estratégico do Rio, na Alerj. Segundo Julio Lopes, a Região Metropolitana é o foco desses investimentos.

- Este volume de investimentos, aplicados nos setores metroferroviário, aquaviário, aéreo, portuário, rodoviário, começam a proporcionar um novo paradigma de deslocamento aos cidadãos fluminenses. A economia do Estado também só tem a ganhar, com o desenvolvimento do setor de cargas e logística, um dos maiores geradores de recurso financeiros para o Rio – explicou o secetário.

O Grande Rio conta hoje com 11,28 milhões de habitantes e 19 milhões de viagens por dia, o que representa 75% do volume de passageiros de todo o estado. O grande desafio para o Governo será preparar o Rio de Janeiro para os mega eventos internacionais que estão por vir, como os Jogos Militares, este ano, a Copa do Mundo, em 2014, e Olimpíadas, em 2016.

Secretário municipal de Conservação e Serviços Públicos do Rio, Carlos Roberto Osório acredita que uma das grandes armas para ajudar nesse desafio é o novo e moderno Centro de Operações Rio, que reúne 30 órgãos interligados em um painel de alta definição.

Também presente no debate, o presidente da SuperVia, Carlos José da Cunha, disse que ainda no primeiro semestre deste ano chegam os 34 novos trens comprados na China pelo Governo do Estado. Até 2016 serão mais 90 composições.

- Estamos fazendo, ainda, a reforma de três grandes oficinas, a modernização de mais 84 veículos e a reforma do sistema de sinalização – disse Carlos José.

Já em benefício dos passageiros do Metrô, foi destacada a compra de 114 novos carros, a criação da Linha Quatro, que levará o usuário da Zona Sul à Barra da Tijuca, as novas estações da Cidade Nova e Uruguai e a reforma de outras estações e do centro de controle. Para o setor rodoviário, o grande destaque ficou por conta do novo sistema BRT, que proporciona uma pista exclusiva para os ônibus de alguns pontos da cidade.

- Essa é a melhor solução para o Rio e para os Jogos Olímpicos. É uma grande oportunidade para a introdução de novas tecnologias no sistema de ônibus urbanos – comentou Julio Lopes.

AMAR – Associação dos Moradores e Amigos do Tijucamar e Jardim Oceânico;
Av. Érico Veríssimo, nº 952, sala 205, CEP: 22621-180 – Barra da Tijuca – RJ
Tel: 21-2486-0654 – www.amar-barra.com.br – E-MAIL: joceanicoamar@gmail.com ou joceanicoamar@oi.com.br

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *