Coleta Seletiva – Você separa o seu lixo?

O mundo de hoje vive sob a ameça bastante real do aquecimento global. Todos sabemos de uma forma ou de outra que essa realidade vem ficando cada dia mais próxima, com chuvas destruidoras, temperaturas acima da média e fora de época, e tantos outros sinais de que o planeta está “cansando”. Desde 1993, a Comlurb presta o serviço de coleta seletiva porta-a-porta na Zona Sul e parte da Zona Norte da cidade. É muito importante que cada uma faça a sua parte separando o lixo para a coleta. Veja no link www.rio.rj.gov.br/comlurb/serviços/coleta qual o dia da coleta seletiva na sua rua.

Metodologia Operacional
A coleta seletiva porta a porta é realizada uma vez por semana, sempre no mesmo horário e em dias alternados ao da coleta de regular. O material deve ser acondicionado em sacos transparentes para melhor identificação, evitando a mistura de lixo com matéria orgânica ou materiais não recicláveis.

Separação de Materiais Recicláveis
O material da coleta seletiva é o lixo seco e limpo, ou seja, sem mistura de lixo orgânico, tais como restos de comida, restos de frutas, legumes e verduras, de borra de café etc.
a) – Vidros: garrafas, frascos em geral, potes e copos.
b) – Papel/papelão: jornais, revistas, cadernos, folhas, papel laminado, sacos de papel, embalagens em geral, papelão.
c) – Metais: latas em geral, peças de alumínio, peças de cobre, fios, pequenas sucatas.
d) – Plástico: garrafas, frascos, brinquedos, sacolas, potes, tampas.

Todos esses itens devem estar limpos para garantir a qualidade do produto. Quanto maior a qualidade, maior o valor comercial.

Faça a sua parte para salvar o planeta em que vivemos e que tanto nos dá. Se cada um fizer um pouquinho, a esperança de dias melhores se tornará realidade.

4 comments for “Coleta Seletiva – Você separa o seu lixo?

  1. Beth Olinto
    12 de agosto de 2010 at 3:09 PM

    Muito interessante essa informação, se de fato a Comlurb levasse a sério a coleta de recicláveis. No entanto, o caminhão que faz esse tipo de coleta no conjunto de ruas onde moro no Humaitá prensa todo o lixo supostamente reciclável. Chocada com o que testemunhei no momento da coleta, e imaginando a que indústria de reciclável aquela mistureba seria enviada, perguntei a um dos funcionários sobre seu destino. Ele me respondeu que era para o aterro do Caju. Perguntei a outro funcionário em outro dia e a resposta foi a mesma. Inclusive, um deles acrescentou que a associação dos moradores da URCA está indignada. Há vários meses denunciei esse fato ao PV. Cada vez mais nossos serviços públicos são virtuais, fruto de marketing, “para inglê ver”!

  2. Nina
    30 de agosto de 2010 at 4:11 AM

    Ola, moro no humaita. Gostaria de saber se existe algum posto de coleta seletiva por aqui.
    Agradeço a atenção.
    Nina

  3. 28 de outubro de 2010 at 11:23 AM

    trabalho na vila clementino próximo ao metro sta cruz gostaria de saber o dia e horário que a coleta passa aqui.
    Obrigada

  4. Carla Vollmer
    28 de fevereiro de 2011 at 9:14 PM

    Também acho muito triste ver esse caminhão da coleta seletiva prensando todo aquele lixo. Será que a amajb não pode entrar em contato com alguma cooperativa para possivilitar uma reciclagem que realmente acontece..Ou algum container para onde possamos levar o nosso lixo. Levarei com prazer todo meu lixo reciclável se conhecesse um posto de coleta aqui no bairro.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *